Desenvolvimento interno ou contratação de uma solução pronta?

By Robin Glauser on Unsplash

Optar por um sistema para gerenciar os documentos e contratos da uma empresa é e sempre será uma sábia decisão. Modernizar e informatizar processos e outros ofícios facilita o dia a dia dos funcionários e reflete diretamente no faturamento da empresa. Hoje em dia existem diversos serviços como este oferecidos para companhias de qualquer segmento, a Linte, por exemplo, é uma dessas empresas que oferece soluções de gestão de documentos para qualquer segmento.

Mas é claro que por ser um mercado recente no Brasil, muitas empresas ainda têm medo de optar por contratar uma solução já pronta para gerir os documentos e fluxos da companhia e preferem desenvolver essa ferramenta internamente. Justamente por essa insegurança que hoje vamos falar das vantagens em optar por uma solução SaaS.

O que é SaaS?

Em tradução literal SaaS significa Software as a Service (programa como um serviço) e nada mais são do que sites que utilizam o armazenamento em nuvem e oferecem serviços e sistemas on-line, que não precisam ser instalados em computadores para serem usados por empresas e ainda podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada instituição.

Parece complexo? Não é! Vamos dar um exemplo bem simples dessa solução e que a maioria de nós usa na vida pessoal, o Google Docs. Colocamos lá textos, planilhas, músicas, fotos, e outros arquivos que não precisam mais estar em nossos computadores pessoais, e que podemos acessar de qualquer local, basta colocar seu usuário e senha. Pronto, isso é uma solução SaaS.

Hoje em dia o que muitas startups como a Linte oferece é um sistema de gerenciamento  que pode ser usado dessa mesma forma! Um acesso on-line a um ambiente de trabalho, que concentra tudo da empresa num só lugar e pode ser acessado de qualquer local, sem a necessidade de instalar nada nos computadores.

E por que é melhor ter um SaaS do que um sistema só meu?

Essa é a grande dúvida da maioria das empresas ao pensar em contratar uma solução ou desenvolver algo interno. Muitas vezes as empresas optam por criar um sistema “caseiro” por acreditar que fazer internamento pode ser mais barato, afinal é só alinhar algumas necessidades e pronto. E na verdade não é bem assim.

A criação de um software interno vai custar caro! Afinal é necessário ter uma equipe para desenvolver esse material – e não, o rapaz da TI não vai dar conta – tempo para desenvolver o software e fazer testes, e isso pode levar meses, treinamento para os usuários e até mesmo o espaço físico para um servidor, que vai hospedar todas essas informações e não pode parar.

Mas qual a vantagem do SaaS afinal?

Muito mais do que apenas ser uma solução pronta, optar por uma ferramenta SaaS aumenta a eficiência e a produtividade de sua equipe, facilita inclusive o atendimento aos clientes, já que é mais fácil localizar informações. A empresa estará sempre atualizada, afinal iniciativas como a da Linte, que oferecem essa tecnologia, estão sempre buscando melhorias e atualizações para os serviços que disponibilizam, e a cada nova descoberta, todos saem ganhando com inovação e atualizações automáticas.

Um software SaaS já oferece inclusive a expertise de outros usuários, e muitas vezes podem apresentar funcionalidades que a empresa nem mesmo havia cogitado num momento inicial.

Então pare e pense, será que vale mesmo a pena investir na criação de uma ferramenta interna, fazendo a contratação de especialistas, perdendo um tempo valioso durante o desenvolvimento disso, tendo a necessidade de manter esse software sempre atualizado com o mercado – o que significa ter uma equipe que cuide apenas dessa tecnologia – e ainda sim correr o risco de não ter exatamente o que sua empresa precisa, e sim apenas um “quebra galho”?

O mercado de tecnologia é um eterno mutante, que segue evoluindo e crescendo com o passar dos anos, com as novas descobertas, e não acompanhar esse movimento, não acreditar que o seu negócio, independentemente do tamanho que tenha, não  precisa “trabalhar como os outros”, pode, infelizmente, deixar sua empresa para trás em comparação aos concorrentes.

E sim, muitas vezes apenas a gestão do seu negócio pode te deixar para trás, te impedir de oferecer o melhor serviço para os seus clientes e de realmente atingir as metas que foram pensadas lá atrás. A tecnologia hoje é a aliada número um de toda e qualquer empresa, ainda mais quando o assunto está ligado a informação e controle de dados. Pense nisso!

Bitnami