“Eu gosto muito de trabalhar com a Linte por causa disso: é uma relação muito benéfica, a gente tem uma troca muito legal.”
O ano era 2008 e Gabriela Serafim estava cursando o último ano de Ciências da Computação na USP de São Carlos quando conseguiu um estágio no Grupo Siemens. Mal sabia ela que, 10 anos depois, assumiria a posição de IT Business Relationship Manager, cargo que ocupa até hoje.
Ao longo dos anos, Gabriela passou pelas áreas de gestão de projetos e análise de negócios até chegar ao setor de Business Partner. Nessa bem-sucedida trajetória, Gabriela pôde conhecer os processos das mais variadas áreas e se deparou com alguns cenários que poderiam ser otimizados.
O início de 2019 marcou o começo da relação entre a Siemens Healthiness e a Linte, cujo primeiro contato aconteceu em uma visita ao Cubo Itaú, onde a Linte se localizava. “Em um dado momento tivemos a necessidade de automatizar parte do nosso processo e foi então que começamos a intensificar nossas conversas”, lembra Gabriela.
Dentre os principais dados que demonstram os resultados obtidos pela parceria Linte + Siemens Healthiness, destacamos alguns abaixo:
Líder do projeto, Gabriela foi a responsável por coordenar as áreas interessadas e traçar um plano para entender quais das dificuldades enfrentadas poderiam ser solucionadas pelo Linte.
“Nossa principal necessidade era de centralização e automação do processo. Nós não tínhamos controle total sobre todas as informações. O tracking era feito por meio de e-mails e mensagens, não havia um workflow com responsáveis e datas.”
Gabriela conta que, antes da implementação do Linte, os contratos chegavam até o time vindos do jurídico e cada analista trabalhava com o documento em sua própria máquina, sem uma ferramenta específica. “Se surgisse alguma cláusula que a gente precisasse de uma aprovação, por exemplo, isso era feito pelo analista no computador dele, a gente não tinha um rastreio de quanto tempo isso demorava”, lembra.
Pouco tempo após o Linte começar a rodar, Gabriela já começou a perceber as primeiras vantagens de ter um software para organizar e ter maior transparência de todo o processo. O benefício mais claro de cara foi a otimização do tempo: com o Linte, foi possível começar a ter mais visibilidade do quanto era gasto em cada etapa, inclusive sendo possível extrair dados e consequentemente sugerir melhorias.
“Pode ser que aquela demora seja decorrente de uma série de outros fatores que precisam ser atacados, algo comportamental, alguma coisa que a gente poderia explorar e que antes não era visível porque a gente não tinha esse tracking tão bem feito através de uma ferramenta.”
Outro ponto bastante ressaltado pela Gabriela foi a centralização das informações, algo fundamental especialmente em grandes empresas com processos que envolvem mais de um setor, como é o caso da Siemens Healthiness. “Tudo relacionado aos contratos está dentro do Linte”, diz. “Se você precisa de qualquer documentação, inclusive o que foi tratado por e-mail fica na aba onde podemos fazer o upload das informações, você tem a estrutura de pastas fácil de encontrar e não precisa ficar procurando em diferentes lugares”, completa.
Imaginando um contexto em que a Siemens Heathineers não contasse com o apoio de uma ferramenta como o Linte, Gabriela afirma que não só o time dela como outras equipes que fazem parte do processo da empresa estariam travados. "A gente continuaria com problemas de custos de não-conformidade, com demora nas respostas e para fornecer uma cotação para o time de vendas, para gerar um contrato e enviar para um cliente…”, elenca.
“A gente ainda estaria estagnado nessa parte de centralização e automação do processo visto que, de uns tempos pra cá, a digitalização veio com força, principalmente na época da pandemia. O que hoje o Linte tem com o workflow, a nossa cobrança era pessoal, nós íamos até a mesa da pessoa e isso não foi possível por conta da pandemia. Então eu entendo que teria sido um estrago maior.”
Perguntada sobre o aspecto que mais valoriza na parceria, Gabriela não perde a oportunidade de enaltecer a relação transparente e de confiança que conseguimos estabelecer entre as empresas. “Do mesmo modo que a Linte se compromete a me entregar o que nós pedimos, nós também nos comprometemos a colaborar e fornecer o necessário”, diz.
“Eu gosto muito de trabalhar com a Linte por causa disso: é uma relação muito benéfica, a gente tem uma troca muito legal. Ao longo desses anos, foram diversos obstáculos - muitos deles conseguimos ultrapassar, alguns ainda estamos enfrentando - mas nunca tem uma porta fechada logo de cara, é sempre um ‘vou tentar te ajudar até onde consigo’, e isso é muito bacana.”
E aí, curtiu conhecer mais a fundo o case de sucesso Linte + Siemens Healthiness?
Então aproveite para conferir outros artigos semelhantes publicados aqui no site! Clique nos links abaixo e boa leitura:
Client Stories: a importância da parceria com a Linte na automação de processos da Accenture
Client Stories: o papel central do Linte na estruturação do Jurídico do Banco Mercantil
Client Stories: como o Linte é peça-chave para o sucesso do jurídico da SouthRock