"Foi um aprendizado e uma tomada de consciência das novas necessidades do mundo atual."
Mariana Mello possui décadas de experiência no mundo do direito. Sócia do escritório de advocacia Mello Advogados e diretora executiva jurídica na Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e na Autvis (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais), não teve dúvidas a quem recorrer quando decidiu revitalizar e remodelar a comunicação das organizações.
Por uma dessas coincidências da vida, Mariana conheceu Carol Hannud, do time de Parcerias, Comunidade e Studio Linte, quando ambas ainda estavam na escola, durante um intercâmbio para a França. Anos depois, seus caminhos novamente se cruzaram nos corredores do Largo São Francisco, onde estudaram Direito na USP.
Continuaram se encontrando em eventos de direito autoral até que a experiência da Carol em Legal Design foi fundamental para que a dupla voltasse a se encontrar, agora profissionalmente. “Quando a gente resolveu mexer um pouquinho na parte da nossa comunicação, obviamente já a procurei”, lembra Mariana.
Mariana explica que a Abramus possui mais de 40 anos de história e, mais recentemente, foi criada a Abramus Digital, focada na parte de licenciamentos autorais no ambiente digital. “Estávamos em um momento em que a Abramus Digital estava firmando muitos contratos e entendemos que talvez fosse já interessante trazer uma forma diferente de comunicação com os nossos contratantes, titulares e clientes”, conta. “A nossa ideia era ter formas mais modernas de contratação”.
Para alcançar esse objetivo, foi realizado um treinamento reunindo diretores, advogados e demais funcionários que lidam diretamente com negociações. Na pauta, foram discutidos assuntos como experiência do usuário e formas de comunicação mais eficientes.
“Foi um aprendizado, uma tomada de consciência das novas necessidades do mundo atual e um conhecimento de novas ferramentas para a gente lidar com essas novas tecnologias que existem.”
Porém, nem tudo são flores. Mariana admite que houve uma certa resistência interna para a realização da oficina, o que de certa forma reafirma a necessidade de se organizar um evento como esse. “Mas uma vez que nós começamos a fazer, as pessoas viram como é interessante e como a gente pode mudar”, diz.
“O mais legal de tudo foi a mudança comportamental, de cultura mesmo, das pessoas começarem a prestar um pouco mais de atenção na forma de se comunicar dentro dos contratos que a gente faz, nos e-mails, nas conversas com fornecedores e até com o próprio cliente”.
Mariana também lembra que a oficina foi um momento importante de avaliação interna e de engajamento entre as pessoas. “Dentro da construção do dia a dia da empresa e da formação de todo mundo, foi mais um tijolinho que se coloca ali e um espaço de transformar a empresa em um lugar agradável da gente conviver”, ressalta.
Pensando em legado e atitudes que ficaram após o evento facilitado pela Carol, Mariana relata que a principal mudança foi a adoção de serviços de compartilhamento em nuvem:
“Por que eu fico mexendo em um documento, mando por e-mail e daí volta esse documento…? Por que não usar plataformas de compartilhamento de documentos e trabalhar em nuvem? Isso foi definitivo”.
E muito dessa transformação cultural aconteceu por conta do engajamento que a Carol conseguiu provocar nos presentes, de acordo com Mariana. “Foi super importante a vibe dela! Ela trazer alegria e descontração, e ao mesmo tempo seriedade e o conhecimento que ela tem, fez toda a diferença”, comenta Mariana.
E este foi o depoimento da Mariana Mello sobre o case do Studio Linte com a Abramus Digital e a Mello Advogados!
Se você curtiu, então continue nos acompanhando aqui no nosso site e nas redes sociais porque nas próximas semanas publicaremos novos textos com outras experiências positivas de nossos clientes.
Nos links abaixo, você pode conhecer mais a fundo outros 3 cases que já publicamos por aqui:
Studio Linte + ASABB: advogados do Banco do Brasil e o interesse pelas novas tecnologias
Studio Linte + Ânima Educação: como a parceria transformou a cultura de proteção de dados da empresa
Studio Linte + Rocha e Barcellos Advogados: a parceria que foi um divisor de águas no escritório