“Quando eu vi o título, o tema de Legal Design me interessou. Eu fui e me encantei com as possibilidades de aplicar isso aqui no meu departamento”
Um simples convite para uma Masterclass que acabou se tornando uma parceria transformadora e impactante! Em termos gerais, poderíamos resumir assim a relação entre a Comexport e o Studio Linte.
Quem nos conta essa história é Mirella Righetti, Head do Departamento Jurídico, Compliance e Consultoria Tributária. Tudo começou no final de 2022, quando ela foi convidada para participar da Masterclass Legal Design para Times Jurídicos, ministrada pela Carol Hannud. “Quando eu vi o título, o tema de Legal Design me interessou. Eu fui e me encantei com as possibilidades de aplicar isso aqui no meu departamento”, relata. Ciente, então, da capacidade técnica da Carol Hannud, Mirela contratou os serviços do Studio Linte na sequência e tem colhido frutos da transformação iniciada.
Advogada há quase 25 anos e atuando na área de Comércio Exterior na Comexport há 17, Mirela teve como grande desafio estruturar o jurídico da empresa, que ainda estava apenas começando naquela época. “Não tinha processos, cada um fazia seu próprio contrato”, lembra.
Com o passar do tempo, Mirela também passou a ter mais responsabilidades, principalmente após a criação da área de Compliance, 10 anos atrás. Hoje, ela também responde pelos times de Comunicação e Marketing, sempre com o foco na inovação e na otimização das atividades. “Buscamos formas de fazer menos manualmente para poder nos dedicar ao que realmente interessa, que é o trabalho intelectual”, acrescenta.
“Hoje somos quase 600 funcionários, a empresa tem um alto volume de operações, é a maior trade de serviços do Brasil e eu acompanhei esse crescimento ao longo desses 17 anos. Hoje o departamento jurídico tem 10 pessoas e está super organizado. A empresa de forma geral passou pelo processo de automação e adoção de sistemas para melhorar os fluxos e processos”.
Voltando aos tempos atuais, Mirela chama a atenção para um aspecto que ela julga ser comum independente da empresa ou da situação: as pessoas estão com cada vez mais pressa para escrever ou ler uma mensagem, o que pode resultar em um grande problema de comunicação, ainda mais levando em conta as informações sensíveis com as quais o jurídico precisa lidar: “Eu às vezes preciso transmitir um conteúdo muito sério, do tipo ‘a empresa pode ser processada se você fizer isso’, então como eu transmito essa mensagem?”, questiona-se.
Respondendo à sua própria pergunta, Mirela percebeu que teria muita a ganhar ao implementar elementos do Legal Design no dia a dia da equipe, adotando, entre outras coisas, uma linguagem mais simples e direta:
“A nossa equipe já não era de escrever muito rebuscadamente, a gente já vinha nessa pegada de simplificar, falar de um jeito que o interlocutor entenda, porque do outro lado normalmente não é um advogado. Mas acho que o Legal Design é um passo além para melhorar a comunicação”.
Poucas semanas após o encontro inicial na Masterclass, já aconteceria um Workshop na Comexport com a participação dos funcionários do jurídico, além de alguns convidados que mais interagem com o time. Mirela destaca que a participação de um colaborador do Comercial foi particularmente importante para que todos pudessem debater e entender as dificuldades e os desafios de cada área.
“Eles precisam fazer tudo pelo cliente, atender com rapidez e a gente tem um volume de trabalho insano, mas temos que devolver rapidamente sem descuidar da análise, que tem que ser bastante cuidadosa.”
Fazendo uma avaliação geral, Mirela classifica como “maravilhosa” a experiência, ressaltando que a mudança comportamental já foi visível a partir do dia seguinte ao Workshop. Na sequência, também foi realizado um treinamento com seis aulas, também conduzidas pela Carol Hannud, com explicações e debates mais aprofundados.
“A gente também trabalhou com um documento-piloto, que é a nossa política de elaboração de contratos, que está sendo finalizada. A gente usou essa política para implementar o que aprendeu no treinamento com a Carol”, completa.
Além do time já ter começado a colocar em prática o que foi apresentado e discutido nos eventos, Mirela ressalta que a interação pessoal com as outras áreas também melhorou. “Houve uma grande melhora no sentido de ser mais objetivo na comunicação, fazendo sempre que possível um organograma, um gráfico ou algum item visual”, diz.
E este foi o depoimento da Mirela Righetti, contando sobre o case do Studio Linte com a Comexport!
Se você curtiu, então continue nos acompanhando aqui no nosso site e nas redes sociais porque nas próximas semanas publicaremos novos textos com outras experiências positivas de nossos clientes.
Nos links abaixo, você pode conhecer mais a fundo os outros relatos de clientes do Studio Linte que já publicamos por aqui:
Studio Linte + ASABB: advogados do Banco do Brasil e o interesse pelas novas tecnologias
Studio Linte + Ânima Educação: como a parceria transformou a cultura de proteção de dados da empresa
Studio Linte + Rocha e Barcellos Advogados: a parceria que foi um divisor de águas no escritório