Studio Linte + Rocha e Barcellos Advogados: a parceria que foi um divisor de águas no escritório

Daniel Ybarra

Sócio responsável pela área trabalhista do Escritório de Advocacia Rocha e Barcellos Advogados, Daniel Ybarra estava acostumado a se deparar com casos complexos, que exigiam conhecimento e criatividade na hora de preparar a defesa. No entanto, um em particular lhe chamou a atenção. 

O processo envolvia uma empresa multinacional e discutia milhões de reais em uma ação coletiva envolvendo um consórcio. Daniel logo percebeu que este não era um caso qualquer e, portanto, precisaria de uma atenção maior. 

“Já era um propósito do nosso escritório de se ancorar nas novas formas de serviços advocatícios. Foi nesses termos que começamos a buscar no mercado referências em Visual Law e, após várias indicações, chegamos até a Carol Hannud.” 

O objetivo era trazer alguém com experiência na área de Legal Design para agregar elementos gráficos com a finalidade de facilitar a compreensão de uma tese complexa, como era o caso, por parte do juiz. “Desde o início, foi muito positivo o contato, porque ela tinha já o background jurídico, então unia as duas partes que eram importantes para nós”, lembra Daniel.

O Legal Design marca o início de uma nova era

Muito além de uma defesa um tanto diferente das que o escritório normalmente produzia, o trabalho em conjunto com a Carol foi capaz de mudar a forma de pensamento dos advogados do escritório. “Foi o start de uma nova era, um novo olhar para as defesas, alinhando essa nova forma de prestar o serviço jurídico”, conta.     

Ele lembra que a apreciação da defesa foi mais rápida do que normalmente é no tribunal em questão, provavelmente em razão do uso dos elementos gráficos inovadores, segundo Daniel. E o escritório obteve êxito já na primeira instância.

                                                                                                                

“Nós tínhamos o preâmbulo, a qualificação das partes e a segunda página já era em Visual Law. O primeiro impacto para o juiz foi a parte visual, que trazia um resumo de tudo que seria dito depois. Acredito que isso tenha sido central na agilidade da decisão, que nos foi integralmente favorável.” 

Conheça o segundo projeto desenvolvido entre o escritório e o Studio Linte

Daniel conta que o sucesso do trabalho com a Carol nesse caso específico acabou dando início a um novo projeto, que seria o segundo dessa parceria. “A partir daí começamos a discutir internamente eu e os sócios do escritório sobre as sugestões na parte visual da peça”, relata. E essas conversas aconteceram ao mesmo tempo em que a organização se preparava para comemorar 40 anos de existência. 

“A gente pensou ‘por que não modernizar a nossa marca? Vamos conversar com a Carol porque certamente ela terá boas sugestões para nos apoiar’. E foi o que aconteceu. De fato, tudo ficou mais simples, menos pesado. A Carol conseguiu entender nosso jeito de ser e trazer isso para os elementos da nossa nova identidade visual.”

Ele ainda ressalta que essas mudanças vieram em um momento oportuno: coincidindo não apenas com a data comemorativa do escritório como também com a modernização dos órgãos da Justiça como um todo. “Começar a trabalhar com Visual Law e Legal Design é um caminho sem volta”, resume.

Sucesso nos casos e no relacionamento interpessoal

Fazendo uma avaliação geral de ambos os projetos, Daniel acredita que, além do êxito na ação que mencionamos no início do texto e no sucesso no rebranding da marca, outras metas mais subjetivas também foram alcançadas:

“A gente percebe muito isso em audiências. Já tivemos feedback de juízes e desembargadores quando apresentamos memoriais com elementos gráficos. Temos resultados inclusive citados nas decisões judiciais, elogiando a fluidez das informações quando vêm acompanhadas de elementos visuais”. 

Por fim, Daniel ressalta o diferencial do atendimento recebido do Studio Linte. “Me chamou a atenção, depois de entregar o produto, a Carol se preocupar com o que aconteceu com ele. Algumas vezes ela veio até nós para saber o resultado do que tínhamos feito juntos. Pessoalmente, me agradou muito”, comenta. 

Em relação ao projeto de rebranding do escritório, Daniel destaca o workshop inicial com todos os sócios, cuja pauta foi além dos assuntos mais comuns e trouxe um olhar mais humano a fim de conhecer a história do escritório por meio das pessoas que o fizeram ser quem ele é. “Até hoje a gente comenta sobre esse encontro. Quando a gente fala sobre si mesmo, a gente reflete sobre a nossa história e faz a gente conhecer quem somos”, finaliza.

E aí, curtiu conhecer mais a fundo o case de sucesso entre o Studio Linte e o Rocha e Barcellos Advogados?

Então continue nos acompanhando aqui no nosso site e nas redes sociais porque nas próximas semanas publicaremos novos textos com outras experiências positivas de nossos clientes!

Nos links abaixo, você pode ler os dois outros cases que já publicamos:

Studio Linte + ASABB: advogados do Banco do Brasil e o interesse pelas novas tecnologias

Studio Linte +  Ânima Educação: como a parceria transformou a cultura de proteção de dados da empresa