Pode parecer contraditório, mas não é. Os profissionais de times jurídicos em empresas estão utilizando menos ferramentas tecnológicas para auxiliar no seu dia a dia em comparação com o ano passado. No entanto, esses softwares estão mais eficientes, pois tendem a solucionar mais de um problema cada.
Esta foi uma das conclusões à qual chegou um relatório publicado pela LawVu em parceria com a Perceptive, em que foram consultados 300 profissionais de departamentos jurídicos de empresas nos Estados Unidos e no Reino Unido entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
Você já leu aqui no blog semana passada que o burnout pós-pandemia veio para ficar, segundo dados coletados pelo estudo, e hoje chegou a hora de mergulharmos mais a fundo para entender melhor como se dá o uso de tecnologia pelos times jurídicos e quais insights podemos tirar dessa observação para colocarmos em prática em nosso dia a dia.
A principal descoberta é que, ao contrário do que se poderia supor, os advogados corporativos estão usando menos ferramentas tecnológicas neste ano em comparação com o ano passado. Se em 2022 um profissional da área costumava dispor de 5,8 soluções tecnológicas em média, este número caiu para 4,1 em 2023.
E os motivos para isso podem ser explicados com um dado surpreendente: 61% dos times jurídicos gastam mais uma hora por dia alternando entre sistemas para ter visibilidade de todas as tarefas pendentes e determinar prioridades. Além disso, relevantes 21% dos entrevistados relatam perder 3 horas ou mais com essa atividade.
Ou seja, para evitar esse vaivém de informações e a quebra na continuidade do raciocínio, os profissionais da área têm dado preferência para softwares que reúnam diversas funcionalidades e sejam capazes de resolver mais do que apenas um problema.
Fazendo uma análise um pouco mais apurada dos cenários em que a tecnologia pode auxiliar os profissionais da área a otimizar seu dia a dia de trabalho, o relatório descobriu as 3 principais situações em que times jurídicos costumam perder tempo sem necessidade. Vamos a elas:
• Comunicação com outras áreas do negócio: 37% dos participantes gastam 3 horas por dia ou mais.
• Coleta de dados necessários para a criação de relatórios: 30% relata passar 3 horas diárias ou mais.
• Pesquisa em e-mails e/ou outros sistemas para encontrar informações relativas a contratos, histórico ou conversas com advogados externos: 28% fica 3 horas ou mais por dia.
Em outras palavras, os times jurídicos estão à procura de softwares que sejam capazes de facilitar a comunicação com seus clientes internos, fornecer dados confiáveis e dashboards para dar visibilidade de suas atividades e seus resultados para gestores e diretoria e ainda apresentar informações essenciais de forma fácil e intuitiva.
Todas essas funcionalidades estão presentes no Linte! Clique aqui para baixar nosso ebook e conhecer ainda mais a fundo nosso produto ou, se preferir, fale com um de nossos especialistas para descobrir como podemos ajudar a otimizar o tempo e aumentar a produtividade da sua equipe!